23 de jul. de 2011

Blast from the Past: Secret of Mana (SNES)

Secret of Mana Capa 
Conhecido no Japão como Seiken Densetsu 2 (A Lenda da Espada Sagrada), o jogo foi lançado em 1993 para o Super Nintendo, e é uma verdadeira obra-prima do gênero role-playing game (RPG), para o mundo dos vídeo games. Esse clássico, lançado pela então Square, hoje Square-Enix, é memorável em todos os sentidos, desde seu sistema de combate único, passando pela sua trilha sonora exuberante, até o seu modo cooperativo, que mesmo hoje em dia é raro de se ver nesse estilo de jogo. Tanto é verdade, que é um dos poucos jogos que produtora portou para os aparelhos com “iOS” (iPhone, iPad, Ipod Touch).

Secret of Mana Menu Ring
Secret of Mana Menu Ring 2
Diferente de outros RPGs clássicos da Square-Enix, como Final Fantasy e Chrono Trigger, o sistema de batalhas de Secret of Mana não é realizado por turnos, e sim em tempo real, mais ao estilo de The Legenda of Zelda, ou Zenonia, para citar algo mais contemporâneo. Esse seu sistema de batalhas foi o que o tornou tão memorável, pois além da dinâmica da ação, ainda é possível jogar de forma cooperativa.


Os menus em forma de anel, que podem exigir um tempo para se acostumar a eles, também são característicos da série. Depois de um tempo eles se tornam muito naturais e deixam a jogabilidade mais dinâmica. Fazem até falta ao jogar outras franquias com mecânica diferente.

Apesar de ser um RPG de ação, ele mantém o consagrado sistema de progressão de níveis, conforme os personagens avançam na partida. E, ainda nesse aspecto, o jogo consegue apresentar um diferencial, pois também as armas e magias ganham força ao passar do tempo, com o uso das mesmas.

Os gráficos do jogo são de alta linha para o console, com personagens e cenários bem coloridos, e que têm seu estilo próprio, diferenciando dos outros feitos pela produtora.


E a história se repete

O jogo traz um trágico conto pelo qual a humanidade passou, anos antes de começar os eventos do game. Os humanos abusaram do poder da Mana, que mantém o mundo em equilíbrio, e usaram essa força para criar uma arma poderosa: a Mana Fortress. Isso deixou os deuses furiosos, e eles enviaram suas feras para destruir a fortaleza. Uma luta violenta abalou o mundo, e a Mana aparentemente desapareceu. Mas antes que tudo fosse perdido, um herói com a Mana Sworddestruiu a fortaleza. Apesar da civilização ter sido destruída, o mundo estava em paz novamente. Mas o tempo flui como um rio, e a história se repete.

Depois disso tudo, anos depois, é que começam os fatos da nossa aventura, ou melhor, do personagem principal, Randi, que com sua espada (sagrada), se unirá a companheiros para enfrentar as forças do mal e libertar o mundo de um trágico fim. A verdade é que, apesar de empolgante, como a maioria da aventuras são, a história é bem clichê. O que a torna boa mesmo não é o objetivo batido, mas todo o caminho até lá. Com personagens e situações divertidas e muitas lutas de tirar a fôlego.

Um dos pontos mais fortes do game é a possibilidade de jogar cooperativamente com mais 2 pessoas, bastando para tanto 3 controles de Super Nintendo e um acessório chamado Super Multitap. Jogando o port para Virtual Console (VC), nada disso é necessário, já que o Nintendo Wii tem capacidade para até 4 jogadores ao mesmo tempo. Basta ter o número necessário de controles do GameCube ou Classic Controller.



Caso não tenha mais ninguém para jogar junto, ou os equipamentos necessários, a inteligência artificial (IA) do jogo tomara conta dos outros dois companheiros, mesmo que nem sempre faça um ótimo trabalho, "empacando" em certas ocasiões. Mas é possível controlar individualmente qualquer um dos 3 heróis, então isso não será problema. Também é possível programar como a IA vai agir, se de forma mais ofensiva ou mais defensiva.
Música original

A trilha sonora de Secret of Mana, composta por Hiroki Kikuta, é tão espetacular, que foi lançada uma versão nos Estados Unidos. O que não era comum na época, ainda mais em um país que não tinha cultura de RPGs. E o CD, cujas músicas foram feitas com o uso de instrumentos de sopro e percussão, foi muito bem recebido pela crítica especializada.

Um bom exemplo da preocupação com a qualidade musical do jogo, é a trilha do título, “Fear of the Heavens”, que foi feita para sincronizar com a tela de abertura, conforme ela, vagarosamente, vai aparecendo. Sincronizar o áudio com os efeitos visuais, também não era algo comum naquele tempo.

Fear of the Heavens (Introdução sincronizada)

Fear of the Heavens, 1:42
A Curious Tale, 1:30
Rose and Spirit, 1:27
Always Together,1:09
Kind Memories, 1:01
The Boy Heads for the Wilderness, 1:56
Summer Sky Blue, 1:24
Dancing Beasts, 1:19
Distant Thunder, 1:49
The Child of the Fairy Tribe, 0:51
Occurrence of a Moonlit Night, 0:47
Heart of Darkness, 1:04
The Holy Invasion, 0:59
Secret of the Hot Sands, 1:11
What the Forest Taught Me, 1:03
A Wish, 1:03
Soul of the Night, 1:47
Did You See the Sea?, 2:09
Crisis, 2:12
Orphans of the Storm, 2:03
Where the Wind Ends, 1:13
Flight into the Unknown, 1:30
Eternal Recurrence, 2:12
The Legend, 1:43
The Eight Strokes of the Bell, 1:00
A Strange Incident, 1:06
The King of the Coast, 1:37
The Dark Star, 1:33
Premonition, 1:12
Steel and Traps, 1:43
Prayer and Whisper, 1:10
Ceremony, 1:27
Reaching Tomorrow, 1:06
Time Enough for Love, 1:26
Pure Night, 2:50
The Curse, 1:20
The Sorcerer, 1:48
A Conclusion, 1:08
I Won't Forget You, 1:11
This One is Hope, 1:08
Meridian Festival, 2:19
Wings Flapping No Longer, 2:01
The Penultimate Truth, 2:47
O Closed My Eyes, 0:32
Secret of Apple

Em dezembro de 2010, a Square-Enix lançou Secret of Mana para as plataformas móveis da Apple que usam o sistema iOS. Como acontece com todos os jogos que usam os controles virtuais na tela sensível, não ficaram nada bons, ainda mais se comparados a botões físicos. Em compensação, o visual ficou ainda melhor, com gráficos e cores mais nítidos e bonitos. O mesmo vale para o som, que está mais fluído.

Outro grande problema, e esse sim poderia ter sido evitado, foi a falta de um modo cooperativo. O que é bem estranho, considerando a facilidade em se jogarmultiplayer nesse tipo de aparelho. Bastava usar o “Game Center” para fazer a alegria dos jogadores e deixar o jogo ainda mais divertido.

Falhas à parte, ainda é muito bom poder levar um jogo desse nível no bolso e poder jogar em qualquer fila ou condução mais demoradas.


No topo da lista

Esse é um clássico da dourada era dos games 16-bits. Qualquer “top 10” de RPGs que se preze deve ter esse grande jogo em sua lista. Ainda mais que ele continua a aparecer nos novos sistemas, como Virtual Console do Wii e no iOS do iPhone, como prova de sua longevidade e qualidade.

Caro leitor, qual a sua lista de RPGs favoritos da Nintendo? Secret of Mana aparece em qual posição?



fonte: Nitendo blast

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