23 de jul. de 2011

Especial Pokémon




Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime– hoje em sua 14ª temporada – e 13 filmes já lançados. Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003 e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo, o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo e também de todo o mundo, ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série como Mario Bros.A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão já que a partir de Pokémon Red, Bluee Green a ligação entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um anime, que marcou o início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final dadécada de 90 e também proporcionou a vinda de outros animes. Com mais de 620 episódios exibidos no Japão, o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park. No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.

Quando jovem, Satoshi Tajiri tinha como passatempo a entomologia. Quando cresceu, Tajiri decidiu não fazer uma faculdade e sempre se demitia dos empregos que seu pai lhe dava para jogar em fliperamas, até que resolveu fazer um curso técnico, criando depois sua revista, conhecida como GameFreak. Trabalhando na revista, Tajiri conheceu Ken Sugimori, com quem fez amizade e trabalhou por um longo tempo.

No ano seguinte, os dois resolveram criar um jogo para o Game Boy, que tinha feito um grande sucesso com Tetris. Ao ver o cabo de Game Link, Tajiri pensou na ideia de passar informações de um Game Boy a outro. Influenciado por séries como Final Fantasy e Dragon Quest e associando a ideia com a metamorfose, Tajiri criou um RPG onde monstros podiam evoluir e serem passados de um portátil a outro.

A produção durou dois meses. Neste meio tempo, a Nintendo já estava em declínio, e a Sony sem ideias para o portátil. Poucos da Game Freak acreditavam que o jogo faria sucesso e até mesmo por falta de recursos, as ações da empresa estavam em xeque comPocket Monsters. Em fevereiro de 1996, são lançados Pocket Monsters Red e Green. Inicialmente, os jogos não fizeram sucesso, mas à medida que os meses passavam mais unidades eram vendidas, até chegar a marca de um milhão de cópias em um ano.


O Anime


Embora famoso, o anime de Pokémon era e ainda é muito criticado. Um revés que chamou a atenção do mundo antes mesmo do anime ser exibido fora do Japão foi um acidente envolvendo o episódio 38, Porygon, o guerreiro virtual, quando Pikachu libera um choque elétrico para destruir mísseis usados pela equipe Rocket. O efeito da frequência de flashes luminosos da animação original desencadeou reações em telespectadores epilépticos. Foram cerca de 700 casos documentados após a exibição do programa.Desde então, os efeitos foram trabalhados para evitar problemas em pessoas sensíveis, o episódio foi banido e a produção da série ficou parada por um ano antes de ela ser lançada fora do Japão. Além desse episódio, o desenho foi banido na Turquia, após duas crianças, uma de sete anos e outra de quatro, saltarem da sacada de seus apartamentos em imitação aos personagens do desenho e também na Arábia Saudita, pois o governo alegou que ele estimulava a competição entre as crianças.


O anime conta a história de Ash Ketchum, uma criança que desde que completou dez anos, idade com a qual pode receber uma licença de treinador de pokémons, viaja através de diferentes regiões capturando novos pokémons e treinando-os para se tornar "o maior mestre pokémon". Em cada região participa da respectiva liga pokémon, na qual deve derrotar em batalhas um determinado número de líderes de "ginásio pokémon" de diferentes cidades para poder competir no campeonato regional.


Desde que iniciou sua jornada, viaja sempre acomanhado de seu primeiro pokémon, Pikachu, e de diferentes crianças se juntam a ele ao longo do caminho.




Além das quatorze temporadas existentes, há uma série de Spin-off de Pokémon conhecida como Pokémon Chronicles. Todos os episódios não têm Ash como personagem principal, mas amigos, ou inimigos, dele participam das histórias paralelas as da Pokémon Geração Advance. É composta por 22 episódios, reunindo 17 dos 18 especiais não exibidos no Ocidente na época, sendo um deles dividido em três partes (A Lenda do Trovão!) e mais cinco dos sete episódios das Férias de Inverno do Pikachu.


Depois do lançamento de Pokémon Chronicles, foram lançados dois especiais nos EUA. Esses episódios foram enviados e exibidos em outros países e foram exibidos no Brasil em 2007.

O primeiro deles é em comemoração aos 10 anos dos monstros de bolso (O Mentor do Pokémon Miragem) e conta com todo o elenco principal da série (Ash, Misty, Brock, May, Max, Prof. Carvalho, Policial Jenny, Enfermeira Joy, Jessie, James e seus Pokémon). O segundo transforma a história do game Pokémon Mystery Dungeon em anime no especial Pokémon - Mundo Misterioso, que promete ganhar uma continuação em breve. O terceiro se baseia na estreia dos games Pokémon Mistery Dungeon: Explores Time e Darkness. O quarto episódio, apenas exibido no Japão, é a continuação do terceiro onde conta a história de Grovyle e Dusknoir no futuro.

Card Game

Pokémon tem uma série de jogos de cartas conhecidos antigamente no Brasil como Pokémon Estampas Ilustradas e chamado hoje pelo nome em inglês, Pokémon Trading Card Game. É composto por uma série de cartas com as quais dois jogadores podem duelar. Lançado primeiramente no Japão em 1997 pela Media Factory e nos Estados Unidos pelaWizards of the Coast a partir de 1999, hoje conta com 34 expansões, cada uma sempre com novas cartas e Pokémon com novos ataques e tipos.


O TCG de Pokémon e relativamente fácil de aprender em comparação com outros jogos de cartas, como Magic e Duel Masters. Dois jogadores competem entre si, cada um com um baralho de 60 cartas, a tentar derrotar o oponente primeiro. Há três tipos de cartas: as de Pokémon e suas evoluções, usadas para atacar e tentar nocautear o Pokémon do adversário; as cartas Energia, que possibilitam o ataque de um Pokémon de acordo com seu tipo; e as cartas de Treinador, cartas que produzem algum efeito no jogo e ajudam na estratégia do jogador. Para se derrotar o oponente, é necessário obter todos os seis prêmios, cartas escolhidas aleatoriamente e obtidas a cada Pokémon adversário nocauteado, usando todos os três tipos de carta e uma moeda, que define muitas vezes se um ataque é feito com sucesso ou não.

Há quatro tipos de Pokémon: básicos, que podem ser colocados em jogo sem problemas; Pokémon de estágio 1, que só podem entrar em jogo se forem a evolução de um Pokémon básico já em jogo; Pokémon de estágio 2, que só podem entrar em jogo se forem a evolução de um Pokémon de estágio 1 já em jogo; e Pokémon Bebê, usado como pré-evolução de um Pokémon básico e com alguns efeitos especiais na batalha. Todo e qualquer um desses tipos de Pokémon possui "pontos de saúde" (em inglês, HP), que são diminuídos a cada ataque do oponente. Se os pontos de vida de um Pokémon chegarem a zero, ele é considerado nocauteado e é retirado do jogo, possibilitando ao adversário pegar um dos prêmios restantes na mesa.

Para um Pokémon atacar, é necessário "equipá-lo" com uma Carta Energia. Quando um Pokémon tem um ataque para o qual é necessário certo número de energia e o tipo das energia equipada nele é igual ao constante na carta, o Pokémon pode atacar e causar dano no adversário. Alguns ataques têm um efeito que vai além do dano. São os status Paralisado, Envenenado, Queimado e Dormente. Como efeitos pela paralisia e pelo sono o Pokémon fica impossibilitado de atacar até perder esse status. Os efeitos do envenenamento e da queimadura são a perda de certo número de Pontos de Vida do Pokémon com esse status. Além dos status, há mais dois efeitos que não são ataques que podem atrapalhar o adversário. Esses efeitos têm o nome de Poké-Body e Poké-Power. Poké-Body age no Pokémon passivamente, como procurar por outras cartas no baralho, melhorar sua defesa, entre outros, e Poké-Power age como um optimizador do ataque da carta.

Campeonatos de Pokémon TCG acontecem por todo o Brasil, tendo o seu calendário concentrado no primeiro semestre do ano com torneios conhecidos como Torneio da Cidade,Torneio Regional e o Torneio Nacional de Pokémon, torneios que normalmente começam em janeiro e terminam em junho. Durante o resto do ano ocorrem torneios como Real Master Pokémon e pré-vendas de novas expansões. Durante o ano inteiro acontece a Liga Pokémon, destinada a atrair jogadores dispostos a fazer novas amizades e testar seus baralhos. Nos Estados Unidos, há um campeonato regional chamado Pokémon Trading Card Game Regional Championship, que está presente em todos os estados.

As expansões também são dividas por gerações, como nos jogos. A primeira geração consistia em sete expansões, muito básicas, visto que eram as primeiras do jogo. A segunda geração adicionou nove expansões, introduzindo novos estilos de Pokémon e focando os Unown, os Pokémon Letra. A terceira geração, normalmente chamada de geração EX, trouxe 16 expansões e focou um tipo de Pokémon chamado de Pokémon EX, mais forte que o normal, mas ao serem derrotados possibilitavam a compra de dois prêmios de uma só vez pelo adversário. A geração EX também usou as funções do acessório e-Reader, que lia cartas com códigos de barras especiais no Game Boy Advance, mas esses códigos foram removidos das cartas após algumas expansões. A quarta e atual geração trouxe, até agora, duas expansões, os Pokémon que aparecem em Pokémon Diamond e Pearl, e retirou os Pokémon EX, sendo substituídos pelos Pokémon level X, que podem ser colocados em jogo em cima de uma carta da mesma espécie do Pokémon de nível X. Esses Pokémon são um tipo de carta melhorada e podem ser considerados como Pokémon EX diferentes.A partir de fevereiro de 2011, a Copag passa a produzir as cartas no Brasil.Lançando em português brasileiro e com traduções de alta qualidade. A coleção lançada é Maravilhas Secretas (Secret Wonders) com os temas Fluxo de Lava e Casa de Força.




As cartas de Pokémon são divididas em Pokémon Bebê, Básico, Estágio 1, Estágio 2, Estágio Level Xe "Estágio Legend".

Elas mostram todas as informações sobre o Pokémon, como ataques, habilidades, evoluções, fraquezas e resistência.

Os Bebês têm 30 ou 40 HP (pontos de vida), e são os mais fracos do jogo, mas têm uma habilidade em comum. Todas as vezes que forem ser atacados, o atacante joga uma moeda. Se der coroa, o ataque não funciona. Os Pokémon bebê podem evoluir para um básico. Esse tipo de carta deixou de aparecer depois da expansão EX Ruby and Sapphire, tornando-se a partir daí, tipo Básico.

Os Pokémon Básicos podem evoluir de um bebê ou não. Eles geralmente têm HP baixo, são comuns, têm ataques fracos e não precisam de tanta Energia. Um pokémon bebê é considerado um básico com a habilidade "Evolução do Bebê" (ou "Baby Evolution", se a carta estiver em inglês).

Para chegar no Estágio 1, os Pokémon precisam evoluir (Veja mais adiante "Evolução") de um Básico. Normalmente têm 70, 80 ou 90 HP (pontos de vida) Os seus ataques são mais poderosos e precisam de mais energia. Eles também podem ser especiais, com a palavra "Light" ou "Dark" (Sombrio) no nome.
Os Pokémon no Estágio 2 são os fortes. Tem ataques que precisam de mais Energia. Geralmente são raros e holográficos e podem ter entre 90 a 140 HP. São evoluídos dos Pokémon do Estágio 1.
Os Pokémons no Estágio Level X. são os mais raros e fortes, precisam de mais energia, possuem de 100 HP para cima e são os menos comuns.
A partir de fevereiro de 2011, a Copag passa a produzir as cartas no Brasil.Lançando em português brasileiro e com traduções de alta qualidade. A coleção lançada é Maravilhas Secretas (Secret Wonders) com os temas Fluxo de Lava e Casa de Força.

A tabela abaixo mostra a relação dos tipos de Pokémon no Estampas Ilustradas e nos videogames.


Tipo da carta (TCG)Cor da cartaTipo(s) nos videogames
PlantaVerdePlantaInsetoVeneno (antes das expansões DP)
FogoVermelhoFogo
ÁguaAzulÁguaGelo
ElétricaAmareloElétrico
PsíquicoVioletaPsíquicoFantasmaVeneno (DP séries em diante)
LutaMarrom/LaranjaLutadorPedraTerra
NoturnoPretoNoturno
MetalCinzaMetal
NormalBranco/Cinza claroNormalVoadorDragão



Cada jogador deve ter um deck de 60 cartas com pelo menos um Pokémon Básico. Um embaralha o deck do outro e coloca 6 cartas viradas para baixo. Essas são as cartas prêmio. Depois os decks são devolvidos aos donos e cada um pega uma mão de 7 cartas. Se não houver Pokémon Basicos, este reembaralha o deck e pega mais uma mão de 7 cartas. O outro jogador tem a opção de pegar mais uma carta por nova mão do adversário.
Assim que ambos tiverem uma mão com pelo menos um Pokémon Básico, deve-se colocar Pokémon Básicos na mesa virados para baixo. No mínimo 1 e até 6. Um deve ficar mais na frente, é o Pokémon ativo, e os outros ficam no banco.
Depois que os Pokémon Básicos são colocados, eles são virados para cima. Então o jogo começa.


veja agora uma galeria com
Pokemon Anime Wallpaper
clicando aqui

0 comentários:

Postar um comentário