14 de jul. de 2011

Você já conhece o Kenken?


Não, não é o novo namorado da Barbie. Kenken também não é um novo ritmo musical. Ah, também não é um termo de anatomia. Nem é uma expressão que indique sexo. Na verdade, o Kenken não tem relação com a superficialidade da Barbie, nem com a anatomia humana, e muito menos com o sexo (a não ser que alguém tenha fantasias com passatempos). Mas traz diversão e empolgação para aqueles que querem praticá-lo, assim como um novo ritmo musical.
Sendo mais clara: Kenken (do japonês, "inteligência ao quadrado") é um jogo de lógica semelhante ao Sudoku. O Kenken foi criado em 2004 e ficou sem destaque até 2009, quando começou a se se espalhar rapidamente do Japão para o mundo e ganhou um espaço nas páginas do New York Times (que funciona como uma espécie de "medidor de popularidade de passatempos". As palavras cruzadas, por exemplo, devem grande parte de sua fama ao jornal americano). O professor de matemática japonês Tetsuya Miyamoto é o criador do passatempo, que envolve tanta lógica quando o Sudoku e que também tem diferentes níveis.
A regra fundamental do Kenken é a mesma do Sudoku: nada de números repetidos na mesma linha ou coluna. Cada desafio é apresentado em um quadrado, dividido em várias "células" menores. O número de células depende da dificuldade do desafio, mas é sempre o mesmo número delas na horizontal e na vertical. As células, por sua vez, são agrupadas em "gaiolas", as quais vêm destacadas. Observe a estrutura, em uma imagem pequena e simplificada, de um Kenken de 3 células em cada lateral.

Kenken simples de 3 células:

kenkensimplesde3
Dá pra ver, nesse modelo que estão destacados 5 gaiolas? Não? Então veja essa outra imagem, onde destaquei as gaiolas por cores diferentes.

Kenken com gaiolas destacadas:


As 5 gaiolas:

1. É a vermelha, que envolve as duas primeiras células, de cima para baixo, na primeira coluna.
2. É a azul, que envolve as duas primeiras células, de cima para baixo, na segunda coluna.
3. É a verde, que envolve a terceira e a quarta cédulas, de cima para baixo, na terceira coluna.
4. É a laranja, que envolve as duas primeiras cédulas, da esquerda para a direita, na terceira linha.
5. É a preta, que é composta de uma só célula, e está localizada no início da terceira coluna, se olharmos de cima para baixo.
E agora, deu pra ver cada uma? Se você comparar, verá que elas estão destacadas também na primeira imagem, mas como estão todas destacadas por um traçado mais grosso e preto, fica mais difícil distinguir. No entanto, na resolução do seu segundo ou terceiro Kenken, já é fácil ver as gaiolas.

A estrutura deste Kenken:

Agora note que há 9 células ao todo. Este é um Kenken "de 3", no entanto, pois há 3 cédulas em cada linha e 3 em cada coluna. Por ser um Kenken de 3, você só poderá preenchê-lo com os números de 1 a 3, ou seja: 1, 2 e 3.
Não é preciso usar uma lupa para notar que, no lado esquerdo superior de algumas cédulas, há um número e um sinal de adição. Esse sinal poderia também de subtração, divisão ou multiplicação, como veremos adiante. É esse sinal que vai indicar a você como resolver o Kenken. Vamos resolver esse Kenken de 3, e que contem apenas adições, para termos uma ideia de como se resolve um Kenken. Depois da resolução desse, outros que você tentar resolver sozinho serão bem mais fáceis de entender, pois as regras de raciocínio são as mesmas.

Resolução do Kenken de 3 células:

kenkencores2

Vou usar esse colorido pra facilitar.

Bom, você já sabe que pode usar os números 1, 2 e 3. Agora, começaremos sempre pela célula mais simples, que neste caso é a preta, que contem apenas o número 1 e o sinal de adição. Essa célula "solitária" geralmente aparece em um Kenken, trazendo um dos números que você pode usar. Nesse caso, é o número 1. Coloque o número 1 nessa célula. Essa é a primeira dica, e é de onde você deve iniciar o Kenken.

Vamos imaginar que o número 1 está na célula preta. Isso significa que, nem na primeira linha (de cima para baixo) nem na terceira coluna (da esquerda para a direita) você poderá repetir o número 1, uma vez que não se pode repetir o mesmo número na mesma linha ou na mesma coluna.

Agora, vamos para a gaiola vermelha. Temos os números 1, 2 e 3. Quais deles, somados, resultam em 3? É necessário ser soma, porque o sinal que está ao lado do número, no canto superior esquerdo da célula, é o sinal de adição. E o resultado precisa ser 3 porque é o número que está no canto superior esquerdo da célula. Agora, há dois espaços na gaiola vermelha, certo? Portanto, são 2 números, entre os números 1, 2 e 3, que somados dão 3... Que só podem ser 2 e 1. Aí você me pergunta... "Sim, já sei quais são, mas qual a ordem certa? Onde coloco o 1, e onde coloco o 2?" Aí é que está... Não dá pra saber qual a ordem, a não ser que você tenha uma dica ou vá tentando até preencher. No caso, temos uma dica. O numeral 1 já está na primeira linha, então não podemos colocá-lo nela novamente. Resumindo: quem fica na primeira célula é o 2. E, embaixo dele, o 1.

Partimos então para a gaiola azul. Já temos, na primeira linha (lembrando que as linhas são as que ficam na horizontal), o número 1 e o número 2. Se podemos usar só o 1, o 2 e o 3, sobra-nos o 3. Qual o número que, somado com 3, dá 5? Número 2. Já temos a posição do 3, então o 2 vai embaixo do número três, na gaiola azul.

Visualizem a imagem para entenderem melhor como está a resolução do Kenken de 3 até agora.

Kenken de 3 até então:

kenkenmetaderesolvido

Deu pra entender? Vamos prosseguir... Me acompanhem até a segunda linha agora. Ela tem uma célula vermelha, preenchida com o numeral 1 e uma célula azul, preenchia com o numeral 2. Se já temos 1 e 2 nessa linha, e só podemos usar 1, 2 ou 3, na célula verde que está na segunda linha, terceira coluna, colocaremos o número 3.

Agora falta-nos a última linha. Na gaiola verde, já temos o numeral 3. Logicamente, para somar 5, o número que completa esta gaiola é o 2.

E a última gaiola, a laranja, na qual a soma deve dar 4. Já temos o 2 colocado na última e terceira linha, terceira coluna. Então restam-nos 1 e 3 para os dois espaços da gaiola laranja. Na primeira linha, no entanto, já temos 2 e 1, e resta-nos o 3. E, na segunda linha, já temos o 3 e o 2, e resta-nos o 1. 1 e 3 somam 4, o que completa a gaiola laranja. O Kenken está resolvido.

Kenken de 3 resolvido:

kenkende3resolvidoViram como não é tão complexo (a não ser que você aceite o desafio do Kenken de 10)? Basta usar de raciocínio lógico, começar do mais simples,e obedecer aos sinais, que indicam as operações a serem realizadas em cada gaiola.

Gostou? Quer resolver outros Kenken?

Vá ao site oficial, em inglês, do Kenken.

Achou que eu explico mal e quer ver outras explicações? (risos) Visite o Trendy House Pepsy (isso mesmo), o Essas e Outras, ou ainda o blog Educa Deny!, e encontre outros modelos de Kenken e explicações em português.

Não gostou? Bom... As palavras cruzadas ainda estão aí. O importante é se divertir e "colocar a cabeça pra funcionar"!


FONTE: Rádio Blast!

0 comentários:

Postar um comentário